MULHERES SERTANEJAS VIDAS NORDESTINAS. Assista ao vídeo abaixo.
Dona Auzira tem três filhos, onze irmãs e tres irmãos, com relação a D. Alzira, veremos um caso inusitado nesse pais, as onze de suas irmãs nasceram no sertão da Bahia, povoado de Vila Kanaã, hoje moradoras da Barra do Tanque, município de Euclides da cunha. Todas as mulheres, trabalham duro na roça fazendo os mesmos trabalhos dos homens, como tirar leite, apartar o gado, fazer cercas, plantar, capinar etc. Os homens na maioria das vezes, fazem os trabalhos da casa. Dona Auzira, é o exemplo destas mulheres sertanejas nordestinas, heroinas desse nosso sertão, exemplo de vida para as mulheres do nosso país.
O caipira maluco e a carta. O caipira foi internado no manicômio para tratamento psiquiatrico, de repente o diretor viu ele escrevendo uma carta e pensou, se ele está escrevendo é porque o tratamento está fazendo o efeito esperado e começou a fazer perguntas…
– Zeca, pra quem está escrevendo esta carta?
– Ah seu dotô é pra mim mesmo, eu nunca recebo cartas de ninguém…
Zeca um caipira do interior de minas, vai ao médico, para fazer um tratamento, pois já não funcionava mais com as mulheres. Chegando lá o médico faz os exames de praxe e diz:
– Meu senhor, o seu problema é por causa do estresse, mas tem solução, vou lhe receitar um comprimido para tomar por 50 dias seguidos, tá entendido?
– Mas dotô, só sei contar até 10, passô disso eu me inrolo todim…
– Não tem problema, do outro lado da rua, tem uma papelaria, o senhor passe por lá e compra um caderno de 50 folhas e a cada comprimido tomado retire uma folha, quando acabar o caderno, terá tomado os 50 comprimidos…
– 01 peça (picanha grande) mais ou menos 1700 gramas. – Linguiça calabresa para recheio. – Bacon para recheio. – Cenoura para recheio.
Preparo:
– Rechear a picanha com os ingredientes, temperar e deixar dormir na geladeira de um dia pro outro. – Colocar a picanha com uma colher de óleo na panela de pressão e deixar dourar (+ ou – 30 minutos não usar água). – Depois de dourada, colocar 01 litro de água quente e tampar a panela. – Quando começar a ferver, ou seja, a panela começar o chiado característico, deixar mais ou menos mais 30 minutos para ficar pronto.
Os primos da cidade, metidos a modernos, foram passar o réveillon
com os parentes lá da roça. Um dia depois, estava o primo da cidade querendo esnobar o primo caipira com seu presente que ganhou no natal e para se mostrar, falou:
-Primo, viu o que eu ganhei de presente? Um “Ipod” de última geração! 100 Gigas, MP4, exibe vídeos, tira fotos etc.
O primo caipira retrucou:
-Muito bão primo, bão dimais da conta sô!!
O primo da cidade ficou espantado e perguntou:
-Como bom, primo… Você também ganhou um “Ipod” ?
-Ganhei esse trem ai também primo.
-É mesmo? Quem te deu?
-Foi sua irmã, a prima.
-E qual é a marca dele?
-Num sei não primo, nóis tava la na cachuêra nadano pelado, eu cheguei por trás dela e incostei, ela virô e falô pra eu:
“Aí Pode” É bão dimais da conta primo, agora si tem marca, eu num sei não.