É uma planta de crescimento bem vigoroso, de colheita farta e duradoura. Conhecemos em Minas Gerais por almeirão de árvore, almeirão japonês, na região sul do país é conhecido por Radice ou Radite, orelha de coelho. É uma planta que vegeta espontaneamente em qualquer parte do Brasil, na florada suas sementes são envoltas numa espécie de plumagem que esvoaçam ao sabor dos ventos e voam bem longe. Suas folhas atinge até 30cm, não amarga como o almeirão comum, suporta temperaturas mais elevadas e contém vitaminas A, C, fósforo e ferro etc. O almeirão roxo (Cichorium intybus L) é da mesma família do alface, serralha e das asteraceas.
Época de plantio: Pode ser plantado o ano todo em regiões de clima mais amenos e de março a outubro em regiões de clima mais quente.
Colheita: A colheita é feita mais ou menos 60 dias após o plantio quando as folhas estão com 20 a 25 cm de comprimento, colhe-se por vários meses.
Preparo: Coloque em uma panela, mais ou menos 01 colher de azeite, o tempero e deixe dourar em seguida coloque o almeirão picadinho misture e desligue o fogo, prontinho para ser saboreado.
DICA: Nós mineiros, gostamos de comer estas verduras acompanhada de angu, feijão e torresmo, nem cachorro come kkkkkkk.